MEIO AMBIENTE EM 2021, O QUE NOS AGUARDA?

O ano de 2020 ficou marcado no mundo todo, para o resto de nossas vidas, devido ao Covid-19, mas aqui no Brasil mais situações marcaram o nosso ano de 2020. 

Passamos por graves retrocessos, como corte de recursos, afrouxamento da legislação em questões de proteção ambiental e encerramos como o terceiro ano mais quente já registrado.

Incêndios catastróficos afetando cerca de 30% da área do bioma, esgotamento da biodiversidade das comunidades locais, enchentes, ciclone bomba, nuvem de gafanhotos, animais invasores e as imagens chocantes de animais mortos pelo fogo ou sedentos e famintos pela escassez de água e alimento, ficarão por muito tempo em nossa memória. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de florestas derrubados. O número de focos de incêndio de 1 de Janeiro a 22 de Outubro de 2020 foi de 89.604, superando em dez meses o total de focos em 2019.

Citamos apenas alguns dos grandes desafios relacionados ao meio ambiente que o ano de 2020 apresentou. Em meio a tudo isso, qual a perspectiva para o ano de 2021?

Em meio a tantos desastres causados no ano de 2020, talvez pensemos que não é possível desenhar um futuro sustentável para a população brasileira, mas pensando a longo prazo, é necessário mudarmos essa trajetória a partir de agora, se quisermos um planeta nos próximos anos. 

Teremos importantes eventos relacionados ao meio ambiente, que ocorrerão como forma de unir os países em torno de um futuro sustentável. 

Precisamos que o governo faça a sua parte com relação à cuidar do meio ambiente, porém ele não é o único que precisa erguer as mangas, também é preciso que as empresas e a população façam a sua parte. 

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais presente e que já se encontra incorporado nos hábitos de vida de muitas pessoas que se preocupam com o reflexo de suas ações e escolhas no futuro do planeta.

Vimos no ano anterior que as empresas vem se posicionando cada vez mais na conscientização, proteção e conservação do meio ambiente. O debate em torno da sustentabilidade é centrado no uso consciente dos recursos naturais e a busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente. As empresas do segmento de papéis vêm ganhando notoriedade por fornecer ao mercado produtos feitos a partir do manejo florestal responsável. 

Mas os cuidados das empresas vão muito além disso, as empresas vêm adaptando as mudanças necessárias internamente e conscientizando a população da importância do uso de materiais recicláveis e do descarte correto do lixo. 

Essas mudanças dos padrões de consumo da sociedade, principalmente da juventude, vem ganhando espaço e os modelos atuais de sustentabilidade estão sendo adaptados e a economia circular ganhando cada vez mais relevância. 

Ficamos felizes em saber que o conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço, no dia a dia das famílias e das empresas. Por isso a Forest Paper, traz conteúdos relevantes, para mantê-los informados sobre o que é importante fazer para mudarmos o caminho que nosso planeta vem seguindo.

Lembre-se sempre: O Futuro do planeta está em nossas mãos!

Compartilhe

NOTÍCIAS RELACIONADAS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nosso Instagram Conheça nosso Facebook Linkedin Youtube EnglishPortugueseSpanish
Forest Paper
X
Olá14:24
Quer saber mais informações sobre a Forest Paper?14:24
Entre em contato via whatsapp14:24

    WhatsApp 1